quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Minha cidade

Santa Efigênia, minha cidade...
Minha cidade? povoado.
Rua da minha infância
rua larga,
de terra,
poeirenta,
meninas girando a ciranda
"Ciranda
cirandinha,
vamos todos cirandar..."

Rua larga,
casas de barro,
pequeninas,
vermelhinhas,
sem janelas,
sem jardim,
sem cerca,
livres.

Santa Efigênia...
Circo e palhaços,
risos e alegria,
sustos e surpresas,
quermesses,
cavalhadas,
muitas gentes,
muitas músicas,
cheiro de sorvete de uva no ar.

Festas, dança, música,
circo, diversão,
estudo, educação,
casar,
viver,
ser mãe,
com amor,
com emoção!
Sonhos perdidos,
à tudo: NÃO!

Minha mãe...
cruel,
muito desumana,
muito sem amor.
O meu marido...
carrasco, rude
sem amor próprio.
Sentimentos:
dono do mundo, dono de mim.

Santa Efigênia, Alagoas
marido, separação:
Libertação.
Sentimentos:
dona do mundo, dona de mim.

Obs. Texto inspirado no poema "Minha cidade" de Cora Coralina.

2 comentários:

  1. Olá Jô!
    Fiquei emocionada com sua poesia. Parabéns! Nada como poder usar as palavras para ler o mundo e expressar os sentimentos que temos sobre ele. E ter o blog para compartilhar ideias e emoções. Aproveite! Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  2. Marli, obrigada pelo comentário. Ao ler seus comentários tive certeza do meu crescimento interior. São palavras como essas que me fazem persistir nos meus objetivos.
    Volte sempre!
    Beijos,
    Jô.

    ResponderExcluir